quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mármore Travertino x Crema Marfil

Mármore Travertino

Eu sei que sou um "pouco" precipitada, afinal meu apê vai ser entregue em 2014 e eu estou aqui sonhando com todos os detalhes do meu futuro lar.
Espero que com o tempo essa ansiedade diminua, será?
Bom, enquanto isso não acontece tenho virado especialista em ...mármores! rs

E um que tem despertado o meu interesse é o belíssimo “Mármore Travertino”
É o tipo de mármore que eu gostaria de ter na suíte, além de ser clássico daria aquele toque de elegância.

Mármore Travertino Romano Polido

Mármore Travertino Romano Bruno

Mais informações:

Embora seja normalmente denominado de mármore travertino, o travertino é na verdade um tipo de calcário que tem sido utilizado na construção há milhares de anos. Esse material foi particularmente importante na história da arquitetura da Itália, que é a região onde ele é produzido em maiores quantidades mesmo nos dias de hoje. O nome dessa pedra deriva da cidade italiana de Tivoli, que foi um dos primeiros locais de extração. O travertino foi usado na construção de muitos monumentos famosos, assim como o Coliseu e a Basílica de São Pedro em Roma e a Basílica do Sagrado Coração em Paris. O travertino possui uma cor clara e é muito fácil de ser esculpido. Isso fez com que essa matéria-prima se tornasse muito popular para uso em construção e decoração de importantes prédios públicos. Ainda nos dias atuais, o travertino está presente em muitas sedes de governo, empresas e até mesmo em casas. Por ser um tipo de calcário, o travertino é poroso e relativamente fácil de ser arranhado, o que significa que ele é mais adequado para alguns usos do que para outros. Ele frequentemente possui buracos devido a bolhas de ar naturais dentro da pedra. Ou seja, o material precisa ser polido e preenchido para a produção de uma aparência mais lisa, similar à do mármore verdadeiro. Algumas pessoas e arquitetos, porém, preferem a aparência natural, fazendo com que a pedra tenha um aspecto antigo e desgastado. Na natureza, a formação do mármore travertino está especialmente associada a águas correntes ? em particular as cachoeiras ? e por essa razão, há relativamente poucos locais onde o travertino pode ser extraído em quantidades comerciais para uso em construções. Devido à sua natureza porosa, essa pedra não é um material ideal para uso em pisos, mas poderá ser usada para essa finalidade se for adequadamente tratada. A cor do mármore pode variar muito, desde o rosa até o amarelo. O mármore travertino é bastante apreciado pelos brasileiros, sendo utilizado para decoração de paredes, em pias e banheiros. Algumas das variedades de travertino são o Clássico, Toscano, Romano, Itamarati, Navona, Silver e Tivoli. No Brasil, a venda no atacado de mármore travertino é feita principalmente por empresas que importam esse produto de outros países. Em nosso país, esse mármore é produzido exclusivamente no estado da Bahia. A Itália é conhecida por ser a maior produtora e também apresentar um travertino de excelente qualidade. Porém também há grandes reservas em países como Turquia, Peru e México.

Como nem tudo é lindo,  vamos aos contras dessa belezura:
É fácil de riscar e manchar, além de ser mais caro do que os mármores comuns.
Por ser poroso absorve mais água podendo ser danificado com o tempo de uso.


Mármore Crema Marfil

Minha segunda opção é o mármore Crema Marfil que é tão bonito quanto o Travertino:

Mármore Crema Marfil

Não sei se em relação ao custo $.$ vale mais a pena, mas em relação a durabilidade parece que sim:

O Mármore Crema Marfil tem origem espanhola e possui a cor bege. Ele é muito utilizado na decoração de ambientes e é visto em móveis como mesas, lavatórios, cubas, pias, tampos de balcão, entre outros. É também muito utilizado como revestimento interno de pisos e paredes. Sua utilização em banheiras e lareiras traz sofisticação às peças e aos ambientes. O Mármore Crema Marfil pode ser encontrado em lugares como shoppings centers, hotéis, aeroportos, escritórios e residências.
Material extraído da natureza, o Mármore Crema Marfil, trata-se de uma rocha metamórfica, que mistura em sua formação carbonato de cálcio e outros minerais que são expostos a altos níveis de pressão e temperatura.
As maiores jazidas de mármore podem ser encontradas em algumas regiões de atividade vulcânica, propicias ao desenvolvimento da rocha. Sua cor bege é característica, porém, pode adquirir diversas tonalidades e veios.
O Mármore Crema Marfil é uma pedra muito nobre e bonita. Sua manutenção é prática e fácil, devendo ser utilizada em sua limpeza apenas água, pano úmido e sabão neutro. O mármore é produto durável e que possui grande resistência, sendo indicado para lugares de grande circulação. O Mármore Crema Marfil poderá ser encontrado em obras de arte e objetos de decoração. 


Basta agora colocar na balança e ver qual dos dois melhor combina com a decoração em geral e com o bolso! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 comentários:

  1. Oi querida!
    Acho que é bem legal vc está pesquisando mesmo, pois passa tão rapidinho, e aí qd chegar o dia da decor lá no seu apê já terá tudo certinho do jeito que vc quer. Eu vou colocar no meu apê o crema marfil pois combina mais com o porcelanato que eu comprei e eu gosto mais desse. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika!
    Realmente esse Travertino é lindo demais...
    Eu ia revestir o meu banheiro com ele pois sempre amei esse tom "chique" da cor dele porém em cima da hora eu e meu noivinho mudamos de ideia... O pessoal da marmoraria nos disse que para o banheiro ele não tem uma resistência muitooo grande. Como ele é muito poroso, o contato com o sabonete a longo prazo pode deformar a pedra criando um sulco. Ela dá uma corroída. Porém acho que se você tiver o cuidado de colocar o sabonete em uma saboneteira acredito que não aconteça nada!

    Já o Crema eu não posso opinar pois não conheço nadica de nada dele...

    Mais em todo o caso seu futuro banheirinho vai ficar lindo!
    Beijos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum mármore é bom para ambientes com água, exatamente por ser poroso. Prefira o granito.

      Excluir
  3. Nossa, amei esse Mármore Travertino Romano Bruno, diferente e chic. bju

    ResponderExcluir
  4. Oláaa...
    Que lindo esse marmore!
    Adoreiii!!
    Vou querer um marmore desse na minhaaa casa...rs...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Oi queridinha vim agradecer pela visita e por me add. Obrigada volte mais vzs. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Erica, eu acho o crema mais bonito..já vi pessoalmente..é lindo..mais clean..
    nao sei quanto ao valor, qual é o que combina mais com o seu orçamento..
    no geral, os dois sao bem parecidos, e bem trabalhados ficam muito bonitos..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o crema sem dúvida é lindo, mas bem mais caro...

      Excluir
    2. Eu tenho o crema, é lindo e duravel. Só que deve ser 2 ou 3 vezes mais caro

      Excluir
  7. Eu adoro o Crema tb...vai guardando dindin amiga...com esse gosto refinado, vc vai precisar! rssss....bjssss

    ResponderExcluir
  8. OLÁ!!Erica,

    Também sou apaixonada por Travertino, coloquei no banheiro e soleira do apartamento e n o chão um sepador de ambientes.
    Passa lá no meu blog para ver..

    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Oi Erica! Esses mármores são lindos mesmo! Por sinal, fiz um post sobre pedras essa semana mesmo... rs... Já viu o Bege Bahia? É nesse tom (tá, não é tão bonito quanto o travertinho, mas engana bem) e deve ser mais barato, por ser pedra nacional...

    ResponderExcluir
  10. Oi Érica,

    Lindas escolhas e não é cedo não, planejamento é fundamental numa reforma!!!!

    Valeu pela força lá no bloguinho... adorei seu comentário!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai acho todos lindos, mas o ultimo é meu preferido... não gosto de muitos desenhos no mármore, prefiro algo mais clean...
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Travertino Navona: Peça ao marmorista para ser "estucado" com resina transparente e polido para que a peça mantenha o aspecto rustico sem porosidade (resistente a corrosão)

    ResponderExcluir
  13. Essa é de balançar. Tenho pia em travertino e acho ela linda!

    Beijos

    meu blog >> http://suitemaster.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Se você não quizer ter dor de cabeça nunca faça a opção pelo crema marfil é uma pedra tremendamente frágil. Tive sérios problemas com ela.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com todos que falam do Crema Marfil, tenho na minha casa toda esse marmore, é de origem Espanhola, e se alguém tiver interesse em fazer uma visita a minha casa, vai adorar! Abracos a todos! Alexandre

    ResponderExcluir
  16. Concordo com todos que falam do Crema Marfil, tenho na minha casa toda esse marmore, é de origem Espanhola, e se alguém tiver interesse em fazer uma visita a minha casa, vai adorar! Abracos a todos! Alexandre

    ResponderExcluir
  17. Oi! Será que alguém pode tirar uma duvida, estou querendo comprar soleiras de mármore travertino,porem é necessário eu utilizar o mesmo material para tampos dos armários e pia da cozinha?

    ResponderExcluir
  18. Thais de maneira alguma.
    Vc pode usar tranquilamente nas soleiras......não precisa ter a mesma cor nas bancadas. Inclusive não é indicado para áreas molhadas como a bancada da pia.

    ResponderExcluir
  19. Thais de maneira alguma.
    Vc pode usar tranquilamente nas soleiras......não precisa ter a mesma cor nas bancadas. Inclusive não é indicado para áreas molhadas como a bancada da pia.

    ResponderExcluir
  20. Érica eu havia escolhido o crema marfil para o meu banheiro, porém acabei fazendo a bancada com o travertino, o principal motivo foi o preço do metro quadrado que varia muito entre eles, levei meu piso na marmoria e ele combinou muito bem com o travertino, e assim estou feliz com a minha escolha, rs,,, bjs :)

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de saber onde posso encontrar a cuba amarela...

    Obrigada,
    Mariane

    ResponderExcluir
  22. ola por favor alguem me ajude....fiz uma balcao em travertino e deixei a pia por ultimo...agora nao sei que pedra coloca na pia q combine com o balcao...por favor m ajudem oq eu faco?

    ResponderExcluir
  23. ola por favor alguem me ajude....fiz uma balcao em travertino e deixei a pia por ultimo...agora nao sei que pedra coloca na pia q combine com o balcao...por favor m ajudem oq eu faco?

    ResponderExcluir
  24. Muito boa escolha do mármore ele combina muito bem com qualquer torneira de banheiro

    ResponderExcluir