quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comprar Imóvel na Planta: Vantagens e Desvantagens



Desde quando comprei o apartamento na planta tenho pensado nas vantagens e desvantagens desse tipo de aquisição.

Esse é meu segundo apartamento na planta, o primeiro foi comprado em 2008 e só tive problemas.
Havíamos fechado o negócio com a Construtora Gafisa que é uma construtora renomada, estávamos tranquilos porque tínhamos a garantia dela.
Eis que em menos de quatro meses após assinar a papelada recebemos um comunicado dizendo que a linha de apartamentos Fit da Gafisa (que foi o que compramos na época) tinha sido vendida para Construtora Tenda.
Fiquei apavorada ao ver no site do Procon, Reclame Aqui e na rede em geral dezenas de reclamações de pessoas que adquiriam imóveis da Tenda.
A principal reclamação que víamos era o atraso na entrega.
Passado o susto inicial, só nos restava esperar para ver o que ia dar, e então depois de quase um ano pagando as parcelas entraram em contato conosco da imobiliária dizendo que para conseguirmos o financiamento teríamos que comprovar uma renda superior do que a que tínhamos na época.
Ficamos muito chateados porque quando assinamos o contrato falaram que a nossas condições estavam totalmente de acordo com as condições de compra e venda do imóvel, e depois de um ano pagando vieram nos falar o contrário.
Imaginem o tamanho da nossa frustação!
Ficamos sem alternativas e entramos com pedido de cancelamento da compra, resumindo perdemos dinheiro, mas conseguimos cancelar depois de muito custo.
Hoje acho que ter cancelado foi a melhor coisa que fizemos.
Acreditam que as chaves era para ser entregue no começo de 2010 e estamos quase terminando 2012 e ainda não entregaram todos os apartamentos?!
Gente, são mais de dois anos de atraso da entrega! Absurdo total...
Outra dia estava eu e meu marido assistindo ao SPTV e vimos uma matéria dos compradores desse mesmo empreedimento fazendo um protesto contra a Construtora Tenda, eles estavam em frente ao condomínio, tinha gente que casou, engravidou, teve o filho e ainda não pegou as chaves.
Fiquei triste por eles, mas fiquei aliviada por ter desfeito esse mal negócio a tempo.

Só decidi postar esse relato para dar um exemplo de desvantagem de comprar um imóvel na planta, todos estão sujeitos à isso.
É claro que o nome da construtora e uma pesquisa detalhada poderá minimizar bastante esses riscos. Mas agente nunca sabe.

O nosso novo apartamento será entregue em Maio/14 e neste momento o que tem me matado é a ansiedade, é muito tempo! 
Por mais que digam que passa rápido só eu e o marido sabemos...
A sorte é que temos a minha mãe que cedeu a casa para agente morar sem ter que pagar aluguel até a entrega do apê, é uma grande ajuda para nós, mas nada se compara a ter o nosso próprio lar.

Agora falando das vantagens em comprar um imóvel na planta, sim elas também existem! rs
Começa pelo bolso, as condições de pagamento dessa opção em geral são sempre mais atraentes, podendo o comprador dar 30% do valor até a entrega das chaves e financiar o resto em parcelas a perder de vista com juros baixíssimos.
O planejamento da mudança pode ser feito com muito mais calma, e dá tempo de juntar um dinheiro a mais para investir em peças de maior qualidade. Os problemas na documentação são muito menores do que quando se transfere um imóvel. Por ser tudo novinho, como a hidráulica e a elétrica, a chance de se gastar dinheiro em reparos é muito menor.
Além disso, comprar na planta pode ser uma ótima opção de investimento visto que os imóveis tendem a valorizar cada vez mais.

As vantagens e desvantagens para comprar um apartamento na planta existem sim, cabe a cada um colocar na balança e ver o melhor atende a sua necessidade.
 
Com PLANEJAMENTO e MUITA PESQUISA as chances de acertar na escolha são praticamente garantidas! =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Ótimos comentários, Erika! Realmente comprar um apartamento na planta é um risco, mas cada um tem que colocar na balança os prós e contras em qualquer compra.
    Acho que um dos erros comuns de quem compra o apartamento na planta ainda é a tal da SATI. Eu acabei pagando quando comprei o meu, por puro desconhecimento, mas quando fui com o meu irmão para fechar o contrato dele, já sabia dessa taxa e foi super fácil deixar de pagá-la :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Érica! Mto bem colocado o post..e fora as "surpresinhas" que aparecem quando entregam o apê que não estavam na planta. E o tempo realmente passa rápido, quando tu notar teu apê já vai estar pronto. No meu caso achei 2 anos de espera mto tempo e agora só faltam 2 meses...e torcer pra não atrasar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Comprar na planta só é válido para quem tem pouca grana, ou deseja fazer um investimento, primeiro porque a maioria das empresas, pelo menos as mais populares, imóveis de renda média, atrasam na entrega, coloque aí pelo menos um ano, e entregam com vários problemas. Enfim, sofri com a entrega do meu, estou colocando a construtora na justiça, mas digo.... valeu a pena, o imóvel já valorizou muito, arrumamos as irregularidades e adoro meu apê, mas não sei se aguentaria isso novamente, acho que quando tivermos nossos filhos precisaremos de um imóvel maior, e vou procurar algo já construído...rsrs. bjus

    ResponderExcluir
  4. Isso que voce disse é verdade e digo mais muitas vezes leio relatos de pessoas que dizem que comprar com tenta , MRV , PDG e outras é um mal negocio pois o material é de má qualidade e tem muita demora, mas o fato é que nos "EU" pobre não tive muita escolha na hora de comprar pois grandes construtoras como gafisa e outras fazem seus imoveis em bairros de classe AAA e não tem como eu comprar um ape de 900 mil ou 500 mil então so me restou as contrutoras populares, e comprar imovel pronto tambem é dificil dependendo do bairro que se quer , gracas a Deus conseguir encontrar um bom bairro para morrar ao lado do metro mas ainda assim na periferia , assim tenho conforto de um bairro bom com o preco de uma bairro de povão "Assim como eu".. e estou muito feliz

    ResponderExcluir
  5. É Erica, é bom as pessoas tomarem ciência mesmo desses problemas, que são gravíssimos... o meu foi comprado com a MDL, que atrasou a entrega em UM ANO... eles não tem qualquer respeito pelo consumidor mesmo. Imagina só se vc não tivesse cancelado a compra, que agonia.... Enfim...
    O negócio é sempre correr atrás na justiça, todos que se sentirem prejudicados! Eu estou correndo, e, numa próxima vez, já estarei bem mais preparado para lidar com tudo isso!
    Bj,
    Thiago - A Saga do apartamento

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Muito incisivo seu post. Acredito que tenha passado momentos muito desesperadores até a solução do problema e parabéns pela aquisição do novo empreendimento.
    Como consultor imobiliário, vale lembrar que um dos problemas que acabam acontecendo no caminho da aquisição de um empreendimento na planta é a falta de planejamento e percalços no meio do caminho (desemprego, etc.) mas o mais importante a ser lembrado é que o imóvel na planta, como comentado, é mais em conta e normalmente, dependendo da localização, valoriza as vezes em 100% na entrega das chaves. Posso citar alguns exemplos de bairros como Campo Grande e Recreio dos Bandeirantes, que vários imóveis na entrega e os investidores que resolveram vender, obtiveram um lucro próximo e em alguns casos superior ao índice citado. O melhor caso para a compra de um imóvel na planta, ainda é o por administração de uma construtora renomada e sei que mesmo com as parcelas com um valor alto, na entrega das chaves o imóvel já estará quitado. Essa é a grande vantagem. Qualquer dúvida entre em contato para que possa auxilia-los na aquisição de um imóvel residencial ou comercial. jcbritojc@gmail.com

    ResponderExcluir